IT GIRL: COCO CHANEL

Quem nunca suspirou ao ouvir esse nome?! Impossível para qualquer menina não conhecer, ou ao menos ouvir falar da marca Chanel. E tão inspiradora quanto, é a mulher que a fundou. A frente do seu tempo pode defini-la. Em uma época em que roupas apertadas, desconfortáveis eram o cotidiano, Coco inovou a industria com tecidos leves, roupas mais curtas, bolsas diferentes, e seu inigualável perfume.

Imagem

Apelidada pelo pai de Coco, seu nome era Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em Saumur (Ah, França!) em 19 de agosto – Típica leonina – de 1883  e morreu em Paris, no dia 10 de janeiro de 1971

Sua mãe morreu cedo, e ela teve que fazer o papel da mesma, enquanto o pai trabalhava.  Sendo logo depois hospedada em um colégio interno. Com 18 anos fugiu de lá e foi trabalhar como costureira em uma loja de enxovais e sonhava nessa época em cantar no music hall.

Conseguiu, devido ao seu corpo esbelto, vários papeis. E através de um dele, se relacionou com um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos que na época fabricava o uniforme do exército. Ele era criador dos melhores cavalos da França, mas o romance só dura alguns meses…

5 anos mais tarde, Coco conheceu o milionário inglês Arthur Capel, o amor de sua vida. Ele que ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus, que veio a ficar famosa. Capel meses mais tarde morreu num desastre de carro. Com a tristeza, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando inclusive chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas  para a praia, e de esportes, e inventou as primeiras calças femininas.

Já passado algum tempo, Coco conheceu um príncipe russo pobre que tinha fugido com a sua família da Rússia, então União Soviética. A sua relação a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras.

Em 1915, devido à Primeira Guerra Mundial, e a falta de tecidos, de trabalhadores qualificados, e todo o alvoroço gerado, Chanel percebe que é esse é o momento certo para seguir sua inspiração: bane da sua coleção o espartilho, saias muito compridas, roupas justas, tecidos pesados, e enfim, liberta o corpo da mulher.

Em 1920, criou o perfume mais famoso, e adorado por Marilyn Monroe, o Chanel Nº 5.  O nome é referencia ao seu numero da sorte, e que sorte! Foi o perfume mais vendido do mundo!

Durante a Segunda Guerra Mundial, os negócios de moda estavam em baixa, fazendo que Coco vendesse suas roupas para o outro lado do Atlântico. Nesta época namorou um oficial nazista, o que lhe custou o exílio. Em 1954 voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura, gerando-lhe mais sucesso ainda.

Faleceu no Hotel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos.

Imagem

Para quem se interessou, existe um filme chamado  Coco antes de Chanel, interpretado pela Audrey Tatou (A que faz a Amélie, no “Fabuloso destino de Amélie Poulain”, que eu amo), super recomendo.

As citações dela, é um caso a parte!

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher.”
“O conforto possui formas. O amor cores. Uma saia é feita para se cruzar as pernas e uma manga para se cruzar os braços.”
“Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame.”
“O luxo tem que ser confortável ou não é luxo.”
“Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera.”
“Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco – mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino.”
“A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de você merecer o rosto dos 50.”
 
Inspiradora! Sem mais!

Publicado por Alice

Pudera eu me descrever impecavelmente.. Usar palavras que encantassem pela estruturação perfeita… Pela forma suave…E ao mesmo tempo poderosa…Pelo português impecável…Pelos conjuntos de adjetivos que se entrelaçam entre si de uma maneira harmoniosa…Pelos sarcasmos indispensáveis nas horas surpreendentes…pela retração da realidade com olhos excêntricos… Mas não! Prefiro que eu seja descobertas nas entrelinhas, em uma musica, em uma piada, em uma crítica, foto e ate quem sabe um vídeo… Sem pré-conceitos lidos em um about. Que cada parte que eu exponha aqui seja a porta de entrada para realidade (distorcida, fantasiada, equacionada, vivida) da minha mente. Que essa tal descoberta seja feitas pelas bordas, pelos detalhes que fazem qualquer pessoa diferente, com seus jeitos, mania, sua personalidade. Mas simplificando, talvez um adjetivo possa expressar o que provavelmente você vai achar: Confusa.

Deixe sua opinião :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: