10 dicas para começar a escola nova com pé direito

Imagem

 Para maioria dos alunos, as aulas começam nessa segunda-feira dia quatro… Inclusive as minhas. Estou super ansiosa, porque é meu ultimo ano, e acreditem se quiser: Eu vou morrer de saudade do colégio. Mas não é sobre isso que eu vim falar hoje, e sim sobre um problema que ocorre sempre no começo do ano letivo: Medo da escola nova. É super normal, e até para quem estuda sempre no mesmo colégio bate um friozinho na barriga em rever todo o pessoal, em ficar na sala das amigas, ou se vai chegar algum lindo-maravilhoso-estiloso-desconhecido no colégio. Introduções a parte, vou dar dicas que funcionaram comigo. Posso dizer que sou a pessoa que mais mudou de escola… Já mudei de cidade uma vez, e acho demais a experiência de estar em uma escola nova, ter professores novos, colegas novos e fazer amizades. Então, vamos ao que interessa: 10 DICAS PARA COMEÇAR A ESCOLA NOVA COM O PÉ DIREITO.

1- Uma dica válida antes de começar as aulas é curtir no facebook a página da sua escola, ou encontrar um grupo de estudantes do ano que você vai entrar. Para ver o clima, se familiarizar com as pessoas.

2- Durma mais cedo, e acorde uma hora mais cedo que o costume. Tome um banho demorado, arrume o cabelo com calma, e faça a maquiagem sem pressa. Coloque sua musica favorita e entre em um bom astral… E cante junto. Já ouviu dizer que quem canta seus males espanta? É verdade. E fazendo tudo com calma, você não vai ficar afobada com horário, ou seus pais gritando que já está na hora.

3- Não tente usar algum brinco, pulseira, anel, colar, headband que não te faça sentir bem. Vá com algo que você ame, e que expresse seu jeito de ser. Acho fundamental esse item, porque ficar inseguro com a escola, e ainda com algo que está usando não rola meeeesmo!

4- A primeira impressão é a que conta… Que tal a sua de ser sorridente? Comece no portão a escola a sorrir… Não só com os lábios, mas também com os olhos e com toda a linguagem corporal. Sei que a sensação de passar por panelinhas é agoniante, mas se mostre confiante e feliz por estar em um ambiente novo. Funciona!

5- Sempre gostei de mudar de escola, por não ter fama nenhuma. Sempre conversei muito, então todo professor que já conhecia meu histórico andava com um pé atrás comigo, então aproveite para mudar alguns hábitos que você detestava e que as pessoas já conheciam.

6- Simpatia sempre! Não só no começo do ano, como em todo ele. Não force a barra ao puxar papo, mas quando sentar na sua cadeira, dê um bom dia aos vizinhos. Se a pessoa retribuir educadamente a conversa, conte que é nova, de onde veio. Pergunte a quanto tempo ela estuda no colégio, quem são os professores legais, que horas é o recreio… Seja sempre receptiva e mostre-se interessada no que ela disser. Tenho uma dica muito bobinha, mas carregue um chiclete com você e ofereça para quem estiver conversando. Provavelmente ela vai aceitar, assim como quem estiver do lado.

7- Dependendo do professor, eles pedem uma pequena apresentação de quem é você, de onde veio… Então, pense um pouco o melhor jeito de expressar sua personalidade, e não ficar paralisado na hora pensando o que falar.

8- Na aula não converse muito, e preste muita atenção quando o professor se apresentar, e já repare no jeito de dar aula, e nas normas de convivência em sala. Levar bronca por conversar ou não prestar atenção na aula no primeiro dia não rola né?!

9- A parte que mais dá medo em qualquer pessoa é o recreio, certo? Ver todos lanchando com companhia e você sozinho pode dar um frio na barriga, mas relaxe. Caso a conversa tenha engatado com o vizinho, na saída pergunte aonde é cantina, e se ele pode mostra-la. Fale que vai lanchar sozinho, e se ele não pode te fazer companhia. Caso não tenha tido papo ou tenha vergonha de fazer o pedido, tenho mais duas opções: Provavelmente você não vai ser o único aluno novo da sala, então convide o novato para passar o recreio com você, ou vá sozinho .Acho que se você quiser tomar um tempo no recreio, fique na fila nem que seja para comprar um suco… Sentar-se sozinho no primeiro dia de aula é supernormal, então desencane e curta um pouco a experiência. Se a escola permitir leve seu iPod e viaje na sua playlist favorita.

10- Na saída da escola, de tchau para quem você conversou, e diga que foi um prazer conhece-lo. São um daqueles pequenos gestos que fazem toda a diferença. Caso a conversa tenha engatado mesmo, rola seguir no twitter, ou adicionar no facebook.

Depois me conta como foi seu primeiro dia de aula, combinado? Quero saber se as minhas dicas deram certo!

Publicado por Alice

Pudera eu me descrever impecavelmente.. Usar palavras que encantassem pela estruturação perfeita… Pela forma suave…E ao mesmo tempo poderosa…Pelo português impecável…Pelos conjuntos de adjetivos que se entrelaçam entre si de uma maneira harmoniosa…Pelos sarcasmos indispensáveis nas horas surpreendentes…pela retração da realidade com olhos excêntricos… Mas não! Prefiro que eu seja descobertas nas entrelinhas, em uma musica, em uma piada, em uma crítica, foto e ate quem sabe um vídeo… Sem pré-conceitos lidos em um about. Que cada parte que eu exponha aqui seja a porta de entrada para realidade (distorcida, fantasiada, equacionada, vivida) da minha mente. Que essa tal descoberta seja feitas pelas bordas, pelos detalhes que fazem qualquer pessoa diferente, com seus jeitos, mania, sua personalidade. Mas simplificando, talvez um adjetivo possa expressar o que provavelmente você vai achar: Confusa.

117 comentários em “10 dicas para começar a escola nova com pé direito

  1. ooiieee!!!!
    bom obrigada pela suas dicas, eu realmente estava precisando disso por que no ano que vem(2016) vou mudar de escola, mais eu não sou uma menina vergonhosa muito pelo contrario, sou falante até demais sóh que eu queria chegar na escola bem!! obrigada

  2. Espero q isso me ajude, é a segunda vez q eu mudo de escola na minha vida e a primeira mudança de escola definiu td oq sou nesse momento. O colegio q eu vou é mais perto da minha casa e tem varias pessoas legais, mas eu tenho medo de ser excluido e ser isolado da turma pq eu levo geralmente coisas a serio e na minha escola onde estudei, eles n tavam ai para o estudo e so qriam zoar, eu so escuto eles e rio de vez em quando mas de estar na minha escola eu n atura-va eles so q dps de ter ficado cerca de 4 anos nessa escola por eu n ter saido bem no meu 1 ano, os colegas contavam boatos pros novatos até eu n ter quase nenhum amg, e os q eu tenho tanto xingam quanto me batem( se eu disser q n revido seria mentira) e eu msm isolado acabei me mistura do e ainda me arrependo disso pois eu vivo a responder familiares e professores q so qrem me ajudar msm eles estando certos, eu acho q so n desmaiei quando fui para esse colegio pq eu tinha um amg de infancia lá q na verdade sempre me ferrava de proposito e eu fui ingenuo e sempre o defendia( eu me odeio por esse tempo) ele n me ferrava so a pouca reputação q eu tinha mas tbm meu fisico com socos ou chutes, na escola q vou entrar parece ser mais estudiosa mas tbm tem zoeira é obvio , ela ao contrario da q eu frequentava( ainda frequento pq estou de recuperação mas dps ireii mudar tem o bom equilibrio de diversão e de obrigação, espero ter um bom 1 dia se n o resto do ano pode ser um pesadelo.
    Ps: adorei seu blog alice abraços ♡♥♡♥♡♥♡

    1. Gabriel, espero que você se dê bem. Quanto ao bullyng, cê tem que falar com a diretora. Ninguém pode te tratar desse jeito não.
      Desculpa por só responder agora, o blog passou por problemas técnicos.
      Beijos e boa aula!

  3. Oii! Seu post me ajudou muito *-* , estava procurando alguma dica do tipo, e encontrei tudinho aqui kk. No dia 8/11 fiz a prova para o ITB e passei! Fiquei muito feliz, mas agora rolou um friozinho na barriga pois sou um pouco tímida… mas mesmo assim irei me esforçar para realizar a maioria das dicas.
    Beijos :*

    1. Aê! Primeiramente desculpa por só responder agora. O blog passou por alguns problemas técnicos e só voltou agora.
      Parabéns por ter passado! Isso ai, acho que a chave é vencer o nervosismo e ser você mesma. Beijos <3

  4. Oie, muito obrigada pelas dicas! Começo amanhã as minhas aulas e estou indo para o 1º ano do ensino médio e estou bem ansiosa rsrs.. Sempre estudei na minha antiga escola desde o pré e esta é a minha primeira vez mydando de colégio. Uma dúvida que eu tenho é se as pessoas tb vem falar com os novatos? Tenho duas amigas (uma virtual e outra da minha antiga escola) e ambas me disseram que duas meninas vieram falar com elas, sou muuuuito tímida e por isso estou com um poquinho de medo. Espero que tudo vá bem amanhã, bjs.

    1. Oi Ana!
      Então, timidez é normal, só não deixe ela te vencer, sabe? Acho que você deve ser receptiva com todos que falarem com você. Se você estiver MUUUUUITO tímida, se imagine na pele de algum personagem que você admira e seja bem extrovertido e tente reecarna-lo, pensar o que ele faria e agir como ele. Ajuda a quebrar o gelo.
      É isso e boa sorte.
      :)

  5. Vlw mesmo, estou a mt tempo procurando por dicas para primeiro dia de aula e as suas foram sem dúvida as melhores. Até tirei print pra não esquecer no dia. E a dica do chiclete foi excepcional kkkkkk As minhas aulas (na nova escola) começam dia 9 (segunda) e seu post me deixou mt confiante!

  6. Eu era de uma escola pequena, mal conhecida e vou para uma escola bem grande, chegando la, no 1º dia de aula, na minha sala os alunos praticamente so vinham de 2 escola e eu sou a única de outra escola, como eu faço para fezer amigos

  7. Eu estuda em um colégio grande, sempre tinha alunos novos. Eu sai de lá por que sofria Bullyng. A escola que vou entrar agora é pequena, com apenas 20 pessoas na sala… Estou muito nervosa e não sei oque faço quando entro na sala e qual lugar eu sento. Oque vc acha que eu devo fazer?

    1. Olha. Eu escolheria sentar lá pro meio. Ou na ponta, dependendo da sua timidez.
      Vá confiante. Vá por mim, chegando sorrindo, confiante e com simpatia vai contar mais pontos.
      Espero que dê tudo certo.
      Beijos,
      Alice

  8. Oii eu amei as suas dicas elas me deicharam mais confiante…Bem eu vou para uma nova escola fazer o primeiro ano do ensino médio e me disseram que as meninas de lá são um pouco metidas e não são muito de conversa.Minha irmã estuda lá então pra mim é melhor por que vou poder andar com ela no recreio nos primeiros dias e assim talvez me enturmar mais com a ajuda dela.Também fiquei mais confiante por que vai ter muitos alunos novos que vão estudar lá também pois essa escola recebe alunos de outras escolas que irão fazer ensino médio.Sou um pouco tímida principalmente por que lá tem muitos meninos lindos rs´ Então eu fico meio insegura em questão disso…Mas eu amo conhecer pessoas novas,sou muito boa em fazer amizade com meninos então vou com tudo rs´´ Eu já tive a experiencia de mudar de cidade e consegui fazer amizades maravilhosas,mesmo sendo timida voltei para minha cidade natal mas continuo tendo contato com meus amigos da outra cidade…Bem é isso.Obg pelas dicas seu blog é maravilhoso ^^ Abraços!! Sobre meninos vc acha que eu devo puxar papo ? Fiquei um pouco na dúvida- *–*

  9. Bom.. eu vou ter que mudar de escola, vou para o segundo ano do ensino medio… ser receptiva sempre foi a minha cara com os novatos, mas nao sei como vou agir… suas dicaa sao mt boas.. obrigada, agora so me basta ter sorte… ^^ tomara que ocorra tudo bem…

  10. gostei do seu post..achei mt interessante..na realidade nao vo conseguir fazer isso…pq sou emia fechada mais depois me solto rsrsrs..mais no meu caso e contrario: ja fui novata 4 vezes..td vez q entrava n 1 dia de aula tds me julgavam e me criticavam…eu espero q dia 29 de janeiro de 2014 n 1 dia de aula seja diferente..e olha q sao 50 alunos em uma sala..nao vo conseguir fazer amizade com tds….gostei do seu conselhos…obg Alice <3

    1. Ah, mas não precisa fazer amizade com todo mundo. É até impossível!
      Enfim, espero que tenha deixado a timidez de lado. As vezes enfrentar uns medinhos pode proporcionar experiências ótimas. Vai por mim!
      Beijos ~<3

  11. Serio… Esse lance do chiclete é tudo vou estudar na Etec esse ani e todo mundo na minha sala vai ser novo e nervoso q nem eu e oferecer cliquete nossa é tudo de bom

  12. Eu acabei de mudar do RN para o RS e estou com muito medo de quando as aulas começarem. Sou tímida, e fico vermelha com facilidade. Não quero passar o intervalo sozinha e tenho medo de demorar para fazer amigos. As pessoas podem ser bem diferentes do que eu estou acostumada. Não sei o que fazer!

    1. Olha, mudanças são boas e positivas pro crescimento. O rio grande do sul é um estado lindo, com vários lugares legais pra conhecer. Enfim, é super normal passar o recreio sozinha. Não tem nada de errado nisso. Muito menos demorar para fazer amizades. Coisas mais lentas e graduais de conquistar geralmente duram mais, sabe? Vai ser complicado, mas não desista. Pensa que cada pedra no caminho te fará crescer um tiquin. Enfrentar mudanças são importantes a vida inteira. Na escola, no trabalho, em uma viagem, numa proposta de emprego.
      Enfim…
      Beijos.
      ~<3

  13. este ano vou para o ensino medio e nao mudarei de escola, mas todas as minhas amigas vao sair para tentar a sorte na publica.O que eu faço…estou muito ansiosa!

  14. Oii..Eu Vou Para Uma Escola E Tbm Vou Para Outro Estado.. Estou Muito Nevorsa..Pois N Cheguei A Ver Se La É Um LugarBom…Amei Seu Blog Obg Pelas Dicas..Estou Muito Ansiosa E Com Medo..De Sofrer Bullyng Tbm Pois Uso Oculos…E Vou Para O Oitavo Ano..Estou Ansiosa..Pois N Conheço Ninguem La…Vou Testar Suas Dicas E Dpoia Eu Te Conto… :)

  15. cara o lance do chiclete foi sensacionaaaaal tipo meu!!!! amei, as dicas foram otimassss, to mt nervosa pro ano que vem, espero que tenham outros alunos novos também, pq n é um ano mt comum pra mudar, emfim mt obg

  16. Eu sou de Cabo Verde e vou estudar nos Estados Unidos no ano q vem, to com muito medo porque o meu ingles não é tão bom assim e eu acho q vai ser dificil fazer novos amigos lá …. adorei suas dicas mas sou timida demais pra puxar papo… o q eu faço ?? :(
    Não quero ficar sozinha sem amigos numa nova escola em outro país !!!

    1. Não vai ser difícil não! O que eu notei dos vlogs americanos que eu vi, é que você tem que puxar o papo. Ninguém te conhece lá, e intercâmbio serve para sair da zona de conforto. Quem não arrisca, não petisca. :P
      As vezes tem outros intercambistas que podem te ajudar a fazer amizades.
      Meu conselho é: não tenha medo. Vá na cara e coragem, se não vai perder muitas oportunidades por um medo bobo.
      Beijos e espero que dê certo.

    2. Eu nunca estudei fora do brasil mas eu também vou para uma escola nova e também sou muito tímida ,mas eu tenho uma amiga minha que vai estudar na mesma escola que eu então vai ficar melhor para min se enturmar porque ela não e tímida sabe e e meio do tipo que quer ser amiga de todos
      foi isso
      bjs e boa sorte

      1. Vai pra qual país? Acho que todo mundo vai querer conversar com você lá! Gente do outro país na escola vai atrair atenção.
        Sua amiga vai ajudar muito! Sortuda! hahahah
        Enfim, boa sorte.
        Beijos

  17. EU VOU MUDA DE ESCOLA EU ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL AGORA VOU PARA UMA MARTICULAR ESTOU COM MEDO N SEI SER AS PESSOAS VAO FALAR COMIGO SER SAO CHATAS OU LEGAIS .MAIS SUAS DICAS ME DEIXARAM BEM COMFIANDE BEIJOS LINDA***

    1. Eu também vou mudar de escola e também estou cm algumas duvidas mas eu li em um site que e bom ser você mesma e também falar oi com as pessoas e quando as pessoas olharem para você e rir você devolve com outro sorriso assim você vai ser simpática
      bjs
      espero que tenha gostado

  18. Mudarei de colégio no mês que vem. Fica em outra cidade e não conheço ninguém por lá. Estou no primeiro ano do ensino médio, não sei se vou conseguir fazer novas amizades, ja que estive na mesma (e atual) escola durante 7 anos, me acostumei a conviver com as mesmas pessoas. Amei a matéria e espero que possa me ajudar. Beijos -Lê

    1. Oi Leticia! Experiências novas te proporcionaram bons momentos, vai por mim. É complicado no primeiro dia mas se serve de consolo, já estive na mesma posição que você é fiz amigos que são grudados comigo até hoje. Obrigado pelos elogios e beijos.

  19. Nossa eu não conhecia o seu bloog mas eu adorei a partir do mês passado não paro de ver suas postagens. mas essas dicas são muito úteis não vejo a hora , de começar numa escola nova bom eu acho e tá quase certo que eu vou para a escola “visconde de cairu” aí nossa a ansiedade é muito grande você sabe se essa escola é boa ? Já ouviu falar de lá? Os comentários de lá são bons? Nossa da pra ver que eu tô ansiosa ! Rsrs. Já tô vendo o site da escola tudo mas não é nem pra escola que eu tô ansiosa e sim por causa que eu to com medo de não arranja amigos slá neh kkk bjs linda!.

    1. Ai que linda, esses elogios me deixam muito feliz!
      Nunca ouvi falar, mas acho bom você pesquisar e descobrir um pouco pra não ficar perdida na aula.
      Pense que não sera a unica aluna nova. Já mudei de escola várias vezes e nunca passei o recreio sozinha. Vai dar tudo certo, fica tranquila. :)

  20. Bom eu vou começar numa escola nova daqui a 6 meses mas tô com medo neh rsrs tenho amigas de 5anos não quero me separar delas , mas tenho a gente vive muito grudada temos que conhecer novas pessoas mas vc sabe da aquela friozinho na barriga Kkkk! ! Achei suas dicas super úteis e vc uma fofa gosto muito de seu bloog .

    1. Espero que deem certo!! De verdade…
      A vida é feita de ciclos, as vezes precisamos viver novas experiencias para crescermos como gente e ter novos amigos ao nosso lado. Espero que seja uma oportunidade e tanto. :)
      Beijos e boa sorte.
      <3

  21. Aí eu vou mudar de escola vou pra escola nova sabe como é né mas falta 6 meses mais a minha ansiedade é demais haha tenho amigas de 5anos e eu não quero me desgrudar delas , mas tenho que desgrudar conhecer novas pessoas , quando eu mudar de escola eu conto como foi! Fofa.

  22. Aí eu vou mudar de escola vou pra escola nova sabe como é né mas falta 6 meses mais a minha ansiedade é demais haha tenho amigas de 5anos e eu não quero me desgrudar delas , mas tenho que desgrudar conhecer novas pessoas , quando eu mudar de escola eu conto como foi! Fofa.

  23. bom amanha vou mudar de escola so que o mais ruim e que e no meio do ano mais acho melhor por q nao consegui me acostumar e tambem a escola que vou mudar e mais perto de minha casa e vou poder ir de bicicleta quer dizer ainda nao tenho bicicleta mais vou ganaha so por mudar de escola e tambem vou me livrar do trabalho de ingles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. Você não imagina como quero sair da minha escola!Ela é muito pequena.O ruim é saber que nunca mais vamos ver nossos amigos.Se Deus quiser em 2015 vou mudar de escola.Seus conselhos foram tão fofis que eu quase chorei,porque você é muito inteligente e teve ótimas ideias.Eu tenho uma pergunta,Se aparecer uma chance para a gente ser popular na escola:
    a)Deve agarrala
    b)Não precisa de ser popular
    Preciso do seu conselho porque sem eles eu sou uma total desajeitada

    1. Por que não? Internet tá ai pra isso, encurtar distancias.
      Meu, isso vai de você. Até o primeiro ano do ensino médio eu ACHAVA importante. É questão de idade e da sua mentalidade. Vai de você.

  25. Aff tô muito nervosa pro meu primeiro dia de aula. Mudei recentemente de escola, estado, cidade, casa tudo de uma vez! Posso dizer q fiquei até mais calma com suas dicas, sou baiana e vim morar a pouco tempo em Minas e aqui é tudo de diferente, e as vezes o diferente assuta!! Mas, enfim amei as dicas, ajudou muito, minhas aulas começam dia 3 e se lembrar ( sou muito esquecida) conto como foi!!!

    Bjs!! s2

  26. Aff tô muito nervosa pro meu primeiro dia de aula. Mudei recentemente de escola, estado, cidade, casa tudo de uma vez! Posso dizer q fiquei até mais calma com suas dicas, sou baiana e vim morar a pouco tempo em Minas e aqui é tudo de diferente, e as vezes o diferente assuta!! Mas, enfim amei as dicas, ajudou muito, minhas aulas começam dia 3 e se lembrar ( sou muito esquecida) conto como foi!!!

    Bjs!! s2

    1. Espero que tenha dado certo. Só vi agora que não tinha respondido seu comentário.
      Mudanças são necessárias e acho que sempre é um aprendizado. Acho o pessoal de minas tão simpático, tenho certeza que se deu bem!
      Beijos

  27. Bem legal,
    mudei de colégio a dois dias, ainda estou me adaptando, já tenho novas amizades mas me sinto inseguro em relação as notas ou até mesmo a zoação, não gosto nem um pouco de zoar nem ser zoado.
    Espero que tudo dê certo!

  28. Achei esse post tão amorzinho! Achei em pesquisa do Google. Amei o blog também, a estrutura, o layout em si.. De verdade! Gostei bastante. Na real, o post não me ajudou HEUHEUHE mas obrigada mesmo assim. É que eu estou indo para uma escola pública, estou bem assustada com as diferenças. Obrigada! ♥

    Hey, Debee!

  29. Muito boas as suas dicas! Nunca tive que mudar de escola,estudo no mesmo lugar desde os 5 anos, mas as vezes eu fico pensando que seria bem legal mudar pra vivenciar experiências novas e fazer novos amigos. Adoro o seu site, tudo que você escreve é muito bom.
    Beijos

    1. Primeiramente muuuuuuito obrigado pelos elogios, de verdade! Em segundo, eu adoro a experiência de conhecer gente nova, sei lá, tenho a sensação que cada pessoa tem algo para me oferecer! Bem, mas caso você mude, espero que essas dicas ajudes, e obrigado de novo <3 Beeeijos

Deixe sua opinião :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: